Chefe da Casa Civil do DF, Eumar Novacki, é exonerado dois dias após pedir demissão

Por , em Notícias DF dia . Salvo na tag: ,

Cargo será ocupado interinamente pelo secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha.

O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, o Coronel Eumar Novacki, foi exonerado do cargo de chefia da pasta nesta quarta-feira (15) por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do DF. O secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, foi nomeado interinamente para assumir o posto.

A assessora de comunicação, Patrícia Castello Branco, e o assessor especial da Casa Civil, Josué Fernandes, também foram exonerados. Eles ocupavam cargos de confiança.

Fachada do Palácio do Buriti, sede do Executivo em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Fachada do Palácio do Buriti, sede do Executivo em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Novacki havia pedido demissão na segunda (13), logo após a publicação de um decreto, assinado pelo governador, Ibaneis Rocha (MDB), que tirou da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF (veja abaixo).

Decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF — Foto: DODF/Reprodução Decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF — Foto: DODF/Reprodução

Decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF — Foto: DODF/Reprodução

Na prática, a medida “esvazia” a atuação do órgão. Pela Casa Civil passavam as decisões mais importantes do Palácio do Buriti. Com a retirada do Diário Oficial, a pasta perde poder.

Ainda na segunda, Ibaneis disse que o novo nome para chefiar a Casa Civil seria escolhido junto com Novacki. José Humberto Pires – que foi secretário durante o governo de José Roberto Arruda – é a primeira opção.

Quem é Eumar Novacki

Ministro Eumar Novacki participou de evento em Porto Velho — Foto: Matheus Henrique/G1

Ministro Eumar Novacki participou de evento em Porto Velho — Foto: Matheus Henrique/G1

Eumar Novacki foi secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele chegou a assumir a chefia interina do ministério ao longo de 2018, quando o ministro Blairo Maggi precisava se ausentar do cargo.

Antes de ir para o ministério, ele já tinha sido secretário-chefe da Casa Civil em Mato Grosso, durante o governo do atual chefe Blairo Maggi (2003-2010). Ele é coronel da Polícia Militar de MT, e bacharel em direito.